O professor na rodinha pode começar a puxar o assunto sobre sorvete, quais sabores de sorvete são mais gostosos, cada aluno deve falar seus sabores preferidos, no caso das turmas menores, o professor pode anotar os dados a fim de auxiliar na construção da tabela coletiva. Os alunos maiores podem escrever em um pedaço de papel seu nome e quais sabores de sorvete preferem. A partir da coleta de dados, o professor monta em cartolina ou papel pardo uma tabela que contemple todos os sabores citados pelos alunos, em um segundo momento, o professor pode distribuir quadrados pequenos para que os alunos façam a casquinha de sorvete, o professor deverá recomendar aos alunos que decorem a casquinha. Em seguida o professor pode distribuir círculos previamente cortados que serão as bolas de sorvete e portanto deverão ser pintados de acordo com os sabores escolhidos pelos alunos. No final é só colar a bola na casquinha e começar a chamar cada aluno para colar sua casquinha de sorvete na coluna correspondente da tabela. Ao fim da atividade os alunos contarão quantas casquinhas havia na coluna de cada sabor e qual foi o sabor mais escolhido pela turma.
Vou colocar um rascunho a fim de facilitar a visualização da tabela.
Em um segundo momento, ou com turmas mais velhas podemos fazer uma tabela de dupla entrada, assim as crianças farão a dobradura e colarão duas bolas em cada casquinha, pintando da cor dos seus sorvetes favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário